domingo, 27 de setembro de 2020

Projeto o Voo do Pássaro

 Este Projeto foi realizado com alunos surdos jovens e adolescentes em 2003, utilizando o acontecimento da nave Columbia que explodiu e matou 7 tripulantes. O surdo tem dificuldade para conhecer e entender o que acontece no mundo a sua volta. Como essa notícia gerou comoção, houve necessidade de esclarecer as notícias.

Para tanto, escolhi propor um projeto que trouxesse uma sensibilização para a construção da esperança. 

O Voo do Pássaro

Laurel Clarck lembra de quando era menina. Alta para a idade, magrinha, cabelos loiros e lisos. Bastante sonhadora, adorava ler e depois ficar imaginando países, gentes diferentes. Às vezes, imaginava-se um pássaro voando. O tempo passou. Ela cresceu, estudou física e medicina. Quando abriram a inscrição para mulheres astronautas, não hesitou, fez a sua.

Foi aprovada e selecionada entre as primeiras e escolhida para a viagem no ônibus espacial. Aprendeu a conviver com a falta de gravidade e com a dieta dos astronautas. 

Finalmente o grande dia chegou. Aquela maravilhosa sensação de leveza como se fosse um pássaro voando, fez lembrá-la dos dias de sua infância. A Terra é linda, a Terra azul a girar na imensidão do universo. Ela soube, então, que os sonhos se tornam realidades. ( Texto adaptado do Jornal do Brasil e do livro de Goés, Lucia P.)

-Interpretação do texto e sensibilização:

Antigamente as pessoas acreditavam que os deuses se comunicavam com as pessoas através dos sonhos. Há dois modos de sonhar, sonhar acordado, imaginar o futuro. E sonhar quando se está dormindo. Às vezes o sonho é bom, mas às vezes não. 

Responda: 

1- O que você mais gostou na história de Laurel?

2- O que isso combina com a sua vida?

3- Quais são os seus sonhos para o futuro?



 

OBS: Trabalhando com alunos surdos é relevante colocar atividades diversificadas tentando abordar diferentes aspectos do mesmo tema, para propiciar um pensamento mais flexível.

4-  A atividade plástica: a partir de imagem xerocada, o aluno deveria colorir livremente e desconstruir a imagem, para construir uma nova imagem. A partir da divisão da figura com tiras de 2 cm, deveria colar numa folha de papel A3, espaçando as tiras e colando da maneira que quisesse. Depois unir as linhas e colorir com as cores respectivas do desenho anterior. Uso do lápis de cor e hidrocor. O objetivo da atividade já diz tudo, a desconstrução da imagem e estímulo a flexibilidade. Muitos tiveram resistência em recortar o que já haviam feito.

 


 



 




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial