terça-feira, 23 de junho de 2020

Planejamento

Sugestão de Planejamento para uma turma com crianças surdas e outras necessidades especiais. Essas sugestões foram baseadas num planejamento anterior, realizado com uma turma de CA em 2013. Por isso, o planejamento foi aberto para observar o processo de cada aluno e suas respostas as atividades propostas. As estratégias eram adaptadas para as suas dificuldades motoras, cognitiva e sensorial. O foco das atividades abaixo estavam voltadas para a sensibilização corporal, coordenação motora fina, discriminação e sequencia temporal. Ainda postarei mais algumas atividades e estratégias relacionadas a esse planejamento.
1- A primeira questão a ser respondida: - quais técnicas plásticas poderiam ser utilizadas?
2- Início do planejamento, focado no conhecimento do corpo e suas partes.
3- Percebendo os aspectos cognitivos: - Atividade com cubos e pedaços de madeira compridos. Cada aluno irá relacionar este material a algo assimilado em sua vida. Alguns exemplos reproduzidos: - empilhar os cubos, colocar em fila, com os pedaços de madeira apoiar como se fosse uma ponte. Os cubos apresentados eram vazados por isso, um aluno utilizou-o como se fosse uma vasilha e com o pau mexeu internamente, como se estive misturando uma comida. 
4- A partir deste exemplo foi confeccionado objetos que representassem uma pessoa em casa comendo algo. O exemplo está abaixo na foto n.1





Exemplo da utilização dos cubos em estágio mais adiantado



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial