sexta-feira, 12 de junho de 2020

Os objetos e o surdo, mediação

Na educação de crianças surdas muitas vezes é necessário o uso de objetos como instrumentos de mediação para que aconteça com mais facilidade a comunicação, já que alguns não possuem a língua de sinais.Colocarei algumas etapas e sugestões para o processo da construção do diálogo e comunicação "pré-lingual".

1- Deve-se estimular a construção de imitações com olhares, mímicas, gestos e outros movimentos corporais. A presença de um contágio emocional que perpetue as atividades deve ser considerada.
2- A partir da imitação deve-se prosseguir para a construção de uma comunicação simples, utilizando-se espelho ou um parceiro de frente para outro. Prefiro usar parceiros do que espelho, porque há sempre algo a ser acrescentado pelo outro. A importância entre pares deve ser alimentada, já que nessa interação a criança pode perceber a relatividade dos pontos de vista, sendo obrigada a identificá-los e confrontá-los. Um simples "OI" ou "Tchau", pode ser o início de um processo.
3- O uso de objetos em cenas e jogos simbólicos, deixar a criança brincar livremente. Deixar criar histórias e sequencias a partir de objetos específicos.
4- Utilizar objetos em construções e cenários, após a conclusão pedir explicações, ou pedir para que contem o que eles fizeram. De preferência esta atividade deve ser em dupla.

-Se for utilizar a escrita o professor deve considerar alguns aspectos, o aluno é capaz de:

  • observar.
  • reconhecer.
  • identificar.
  • escrever/reescrever.
  • compreender.
  • demonstrar.
  • analisar
  • sintetizar.


- Uma das estratégias é a criação de brinquedos :

1- Criação de ambientes e explicação do que está acontecendo:

2- Criação de casinhas, brinquedo





























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