sábado, 27 de junho de 2020

O caminho

Para o primeiro ano ou alfabetização de alunos surdos, os conteúdos, normalmente, estão relacionados ao aluno e seu ambiente mais próximo, como por exemplo: identidade, família e parentes, amigos, escola, colegas, professores, entre outros aspectos. 
O Projeto "O Caminho" tem como objetivo responder a pergunta: - "Como você vem para a escola?" Vem de ônibus, carro etc...representando através de brincadeiras e desenho este processo e ambiente. A inclusão de objetos serve para a vivência, e para mediar a comunicação e entendimento, já que alguns ainda estão aprendendo a língua de sinais.

1- Inicialmente, é apresentado diversos objetos que serão organizados sobre a mesa da forma que quiserem. Demonstrando o trajeto de sua casa até a escola. E após a explicação pelo aluno do que foi feito, é incentivado o desenho deste trajeto no papel. Esta imagem demonstra o processo inicial, mas no quadro branco já existe a conclusão realizada por outra turma anteriormente. Acho significativo o registro em vídeo da explicação dada pelo aluno, para análise futura do professor.


2- Alguns exemplos de desenhos sobre este trajeto

 

 

3- Trabalhos realizados por alunos surdos com outras necessidades. Atividade com dobraduras destacando a casa e seu entorno. Detalhe da parte interna da casa (segundo andar).

 



















0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial