quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Sequência da árvore - 2017

Este Projeto foi realizado com alunos surdos de diversas séries. Seu objetivo final era a construção de uma Instalação Artística numa árvore que estava no Jardim da Biblioteca Museu do Instituto Nacional de Educação de Surdos. O Projeto tinha como tema a preservação ambiental e como foco a valorização da preservação das árvores e a sensibilização ecológica em relação a reutilização de materiais recicláveis, no caso a garrafa pet. O período era primavera e por isso foram confeccionadas a partir de garrafas pet, flores e corações.

A atividade aqui solicitada foi uma representação plástica através de desenhos, das etapas da montagem da instalação, isto é, as sequências temporais da mudança do local onde estava a árvore. Os alunos que desenharam também participaram da construção da Instalação, por isso tiveram experiência concreta destas mudanças e etapas. Na aula estas etapas foram apresentadas em sequência temporal em powerpoint. Porém, para facilitar aqui somente coloquei a sequência das fotos.


 








 

Abaixo seguem os desenhos e os comentários sobre os resultados:

1- Desenhos cuja representação se aproximaram das imagens do vídeo e sua sequência temporal. O primeiro acrescentou elementos não realistas no último quadrado. Por sua vez, o segundo se preocupou com os topos das árvores e se esqueceu do chão.


 








2- O Desenho abaixo representou a sequência usando elementos do vídeo mas de forma particular, sendo mais uma releitura pessoal, interpretação, do que propriamente a realidade do que foi visto.









3- Esses dois desenhos não conseguiram desenhar a sequência em 4 "quadrados" (4 etapas), finalizaram em 3 etapas, e no último criaram um desenho particular.
















4- Nos desenhos abaixo a letra A e B, não fizeram sequência alguma. Já a letra C, tentou representar uma sequência porém, não tendo nenhuma conexão com o que foi visto.

 A-









B-









C-








5- Os desenhos a seguir, não conseguiram fazer a sequência temporal. Alguns apresentaram os elementos que foram vistos como flores e corações, porém outros não fizeram relação alguma. Mediante este acontecimento percebi que é necessário determinar as etapas para a sequência, porque a representação de uma sequência não é natural. Ela precisa ser sistematizada e determinada para que ela apareça. Pelo menos com este grupo esta foi a minha conclusão. Sem essa determinação, o que sobressaiu foram os símbolos capitados por cada um, numa composição plástica individual e particular,  e não uma representação da realidade. Observa-se também, que o nível intelectual influencia o tipo de representação e leitura de mundo. E isso também ficou evidente em alguns desenhos. Com esta observação nas outras turmas, acrescentei os "quadrados" para amarrar a sequência temporal que aconteceu com a árvore.















0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial