quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sala Ambiente de Artes para alunos surdos

Sala Ambiente para o aluno surdo


Esta postagem disponibiliza a minha Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, apresentada em 2013 e tendo como Orientadora a Dra. Edna Ribeiro dos Santos, sob o título: Sala Ambiente de Artes para alunos surdos - uma proposta de inclusão e sustentabilidade.
Esta pesquisa é o resultado da minha busca em melhorar meu atendimento aos alunos surdos e repensar minha prática pedagógica, observando que atualmente as questões socioambientais são indispensáveis para propiciar uma consciência mais crítica frente aos acontecimentos da atualidade. Com experiência desde 1992 em Arte Educação para o Ensino de Surdos, e nos últimos três anos lecionando para crianças surdas com deficiências de natureza física, intelectual, mental e sensorial, percebo a necessidade de um espaço mais adequado para lecionar. Porque assim como o processo pedagógico, o espaço físico precisa acompanhar estas mudanças na busca de uma ambiente mais sustentável, que favoreçam o desenvolvimento integral deste aluno. Para tanto, o presente estudo além de apresentar uma Arte Educação que busque a sustentabilidade, vem propor uma Sala de Arte que propicie a inclusão e acessibilidade deste aluno num espaço apropriado para a criação artística, contribuindo para o desenvolvimento de valores socioambientais e de sua autonomia. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo assegurando a subjetividade dos envolvidos e seu contexto histórico. O produto desta dissertação corresponde à proposta da sala de arte para alunos surdos, com ênfase na inclusão e sustentabilidade com vistas a uma educação que propicie a criatividade e a expressão da subjetividade destes alunos surdos, e que é apresentada na forma de uma Cartilha Eletrônica. Veja esta dissertação no endereço abaixo:

 https://drive.google.com/file/d/0Bz0tD6E3pN_PUjlrWXdCOTl0Tkk/edit?usp=sharing



 



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial