Sala Ambiente de Artes para alunos surdos
Sala Ambiente para o aluno surdo
Esta pesquisa é o resultado da minha busca em melhorar meu
atendimento aos alunos surdos e repensar minha prática pedagógica, observando que
atualmente as questões socioambientais são indispensáveis para propiciar uma
consciência mais crítica frente aos acontecimentos da atualidade. Com
experiência desde 1992 em Arte Educação para o Ensino de Surdos, e nos últimos
três anos lecionando para crianças surdas com deficiências de natureza física,
intelectual, mental e sensorial, percebo a necessidade de um espaço
mais adequado para lecionar. Porque assim como o processo pedagógico, o espaço
físico precisa acompanhar estas mudanças na busca de uma ambiente mais
sustentável, que favoreçam o desenvolvimento integral deste aluno. Para tanto,
o presente estudo além de apresentar uma Arte Educação que busque a
sustentabilidade, vem propor uma Sala de Arte que propicie a inclusão e
acessibilidade deste aluno num espaço apropriado para a criação artística,
contribuindo para o desenvolvimento de valores socioambientais e de sua
autonomia. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho bibliográfico e
qualitativo assegurando a subjetividade dos envolvidos e seu contexto
histórico. O produto desta dissertação corresponde à proposta da sala de arte para
alunos surdos, com ênfase na inclusão e sustentabilidade com vistas a uma
educação que propicie a criatividade e a expressão da subjetividade destes
alunos surdos, e que é apresentada na forma de uma
Cartilha Eletrônica. Veja esta dissertação no endereço abaixo:
https://drive.google.com/file/d/0Bz0tD6E3pN_PUjlrWXdCOTl0Tkk/edit?usp=sharing
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial