quinta-feira, 29 de maio de 2014

Assessoria Sento Sé (2013)

Assessoria Sento Sé

Assessoria técnica realizada em 2013 em Sento Sé (Bahia). Os tópicos apresentados foram: 
1-Linguagem e Língua (expressões: corporal, plástica, escrita e oral) - o primeiro aspecto sobre o trabalho com surdo é a relevância do corpo como expressão e a conscientização das mãos para a aquisição da Língua de Sinais. Deve-se considerar o valor do desenho por apresentar ao professor o pensamento deste aluno. 
2- A importância da aprendizagem artística para o desenvolvimento integral de qualquer aluno, que de acordo com:

Eça (2010) defende que a Arte e a Educação através da Arte têm um papel relevante na construção de um ambiente e futuro sustentável porque “promovem a criatividade, inovação e pensamento crítico, capacidades fundamentais para uma cultura emancipadora, de igualdade e responsabilidade social”. (p.13) Para tanto, é pertinente repensar a educação através da arte nestes tempos atuais de inclusão para que estes alunos surdos possam ter os seus direitos respeitados quanto a uma educação de qualidade. 

EÇA, Teresa Torres Pereira. Educação através da Arte para um futuro sustentável, Campinas: Cad. Cedes, vol.30, n. 80, p.13-25, jan./abr. 2010. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 dez. 2012.

 4- Um pequeno histórico sobre a arte educação para alunos surdos e a relevância de um ambiente adequado para o seu ensino, como citação abaixo:

"Vivemos um tempo de transformação de referências curriculares, que indicam que não cabe ao aluno se adaptar à escola (...); a escola é que deve se reconstruir para atender a toda a sua comunidade (...). Portanto, são necessárias as adaptações nos espaços e nos recursos e principalmente uma mudança de atitude, que já reflitam a concepção de desenho universal, não só na estrutura física das escolas, como também no desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem e nas relações humanas".


Retirado do site do MEC (16/05/14 às 9.45h): http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112:como-esta-sendo-feita-a-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-que-nunca-tiveram-contato-com-as-classes-regulares-e-necessario-algum-tipo-de-adaptacao-&catid=125&Itemid=230


Abaixo alguns exemplos de atividades realizadas, criação com a Língua de Sinais, símbolos e representação cultural.
Sento Sé
Atividade plástica



Representação do Velho Chico


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial