quinta-feira, 19 de julho de 2012

Páscoa

<- Atividades de alunos

Aproveitando a Páscoa seria bom contar como surgiu a Páscoa e sua relação com os ovos e coelhos. Outra sugestão é o Livro Coelhinho e a cenoura mágica, Heidi d'hamers &gunter Segers, Edit Nobel Franquias SA, 2008.(http://www.zastraseditora.com.br/).

É a história de um coelho e sua comunidade que realizam uma competição para descobrirem quem consegue plantar e cultivar a maior hortaliça. A partir desta história pode-se trabalhar: medida, peso e quantidade, sonhos e desejos, curiosidade, tradição indígena e cultura indígena, o cuidado com a natureza e o plantio, ecologia, saúde e paladar, comunhão e solidariedade, união e receitas, iniciar tintas da natureza, legumes e carimbos.

É um livro que sai da tônica do chocolate e evidencia uma alimentação mais saudável. Pode-se acrescentar a música do Coelho- De olhos vermelhos, e falar sobre ser guloso e outros aspectos da música. Na contação da história pode-se utilizar: fantoche de mão, uma cenoura e realizar com a música movimentos corporais. Pode-se também, escolher as principais cenas da história e construir um quebra-cabeça para trabalhar: sequência temporal da história, discriminação visual e auxiliar na contação da história pelas crianças.

Letra da música: De olhos vermelhos/ De pelo branquinho/De pulo bem leve, Eu sou coelhinho!/ Sou muito assustado, Porém sou guloso, Por uma cenoura, Já fico manhoso!/ Eu pulo pra frente, Eu pulo pra trás, Dou mil cambalhotas, Sou forte demais!/ Comi uma cenoura, com casca e tudo, Tão grande ela era, Fiquei barrigudo!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial